Não é a primeira vez que Global Entry frustra seus usuários. Assim, desde que foi liberado para todos a instabilidade do serviço é constante. Por isso a experiência geral tem sido muito ruim. A contradição, um serviço vendido como promessa de agilidade, lento no momento de processar inscrições.
Direto ao Ponto
- História do Global Entry no Brasil
- Como se inscrever no Global Entry
- O que está acontecendo com o Programa Global Entry no Brasil?
- Os problemas do Global Entry no Brasil
- Perguntas e Respostas
O que é o Global Entry?
De forma resumida O Global Entry é um fura-filas na imigração norte-americana. O programa é gerenciado pelo Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos da sigla em inglês CBP. Por isso tem como objetivo agilizar os trâmites de Imigração para viajantes considerados de baixo risco. Sendo membro você terá faixas dedicadas na Imigração. Ainda assim, mesmo que passe por um agente, na maioria dos casos você não precisará enfrentar as grandes filas. Geralmente os membros do Global Entry são isentos da entrevista com um oficial.
Histórias do Global Entry no Brasil
As negociações começaram em 2012 no governo da presidente Dilma Rousseff. No ano de 2019 sob a presidência de Jair Bolsonaro se estabelece um Programa Piloto. Escolheram vinte empresários membros do Fórum CEO Brasil-Estados Unidos para testar a ferramenta.
Depois disso, em 2022 após três anos de testes o Global Entry foi liberado para todos.
Como se inscrever no Global Entry
Primeiro, todo candidato ao Programa deve abrir uma conta no portal Login.gov. Clique aqui para acessar. É uma conta semelhante ao .Gov do Brasil. Muito importante, guarde todos os dados dessa conta. Os dados serão necessário para iniciar seu pedido.
O segundo passo é, clicar aqui para acessar o site do Trusted Traveler Programs para iniciar sua inscrição.
O que está acontecendo com o Programa Global Entry no Brasil?
Desde seu lançamento à partir de Fevereiro de 2022 o Programa nunca funcionou bem. O Global Entry quase sempre está passando por instabilidades e dificuldades técnicas.
De fato, logo no início de seu lançamento alguns poucos usuários sortudos conseguiram enviar sua aplicação. Esses casos foram exceção. Logo em seguida o Global Entry ficou suspenso. Muitos solicitantes que aplicaram no início do Programa até hoje aguardam uma resposta do pedido.
Os problemas do Global Entry no Brasil
07 de Fevereiro de 2022 – Disponibilizado nesta data para todos os brasileiros.
12 de Fevereiro de 2022 – Na sequência do lançamento o programa foi suspenso para novas aplicações. Em seguida o CBP por e-mail informou que a interrupção se devia a problemas técnicos. Explicaram que os sistemas do Brasil e dos EUA tiveram incompatibilidades de TI.
Você sabia que o sistema utilizado para enviar informações para o CBP é uma adaptação da plataforma e-DBV? O e-DBV é a Declaração Eletrônica de Bens do Viajante. Todo viajante deve fazer essa declaração para a Receita Federal do Brasil quando exceder as cotas de isenção de dinheiro e/ou compras na saída ou entrada no Brasil.
05 de Agosto de 2022 – Enfim o programa voltou a aceitar aplicações de brasileiros. As centenas de pedidos efetuados no mês de fevereiro continuaram sem resposta.
14 de Março de 2023 – Mais uma vez dezenas de usuários reportaram problemas. Agora foi com a plataforma de pagamentos. Após pagamento realizado, o sistema informava que a transação não foi processado. No início o CBP informou se tratar de algum bloqueio das operadoras de cartão de crédito do Brasil que impedia a conclusão do pagamento.
20 de Março de 2023 – Primeiramente o CBP assumiu que de fato houve problemas com pagamentos de alguns cartões de crédito emitidos no Brasil. Em seguida orientou os afetados por esse problema fazer uma nova aplicação e utilizar um cartão de crédito diferente.
19 de Abril de 2023 – Depois de assumir o problema de pagamentos, o CBP informou que a questão estava resolvida.
27 de Setembro de 2023 – Centenas de usuários receberam mensagens que as aplicações foram negadas. Inclusive para quem estava com pedido pendente desde Fevereiro de 2022.
03 de Outubro de 2023 – Questionado por e-mail o CBP esclareceu que houve problemas técnicos com aplicações do Brasil. Porém não informaram nenhum detalhe. Não explicaram o que seria feito ou o que os usuários deveriam fazer. Deixaram todos no vácuo.
28 de Outubro de 2023 – O CBP enviou mensagens em massa para brasileiros. As mensagens diziam que o pedido foi negado. A carta eletrônica na conta dos usuários era um documento genérico de negação da Alfândega sem nenhum detalhe adicional.
10 de Março de 2024 – Após vários meses de silêncio usuários que tiveram seus pedidos negado nos meses de setembro e outubro relataram que sem nenhum aviso do CBP, a aplicação negada voltou ao estado inicial de “aguardando aprovação condicional“.
25 de Junho de 2024 – Agora o CBP informou por e-mail que o atraso no processamento de aplicações estava sendo ocasionado pelo Brasil. Esclareceram que nosso país não está enviando informações dos solicitantes do Global Entry.
01 de Setembro de 2024 – Nesse momento usuários brasileiros são informados por e-mail que o programa estaria suspenso no Brasil no mês de setembro. A justificativa, efetuar atualizações técnicas. Não foi fornecido detalhes adicionais.
10 de Novembro de 2024 – Atualmente! Aplicantes brasileiros não estão conseguindo se inscrever no Global Entry. Em resposta por e-mail para gmapas.com. O CBP informou que novas inscrições estão suspensas para o Brasil. O motivo continua sendo “por problemas técnicos”, sem previsão de retorno.
27 de Novembro de 2024 – Boa notícia! Várias aplicações pendentes há mais de um ano receberam nesta data atualizaçao do CBP. Porém a solicitação de novas aplicações para o Global Entry continua suspenso. Leia mais aqui.
27 de Janeiro de 2025 – O Global Entry continua com problemas. Desde Setembro do ano passado não está aceitando novas inscrições de brasileiros. Clique aqui e leia as novas informações da Alfândega dos EUA (CBP) sobre isso.

Perguntas e Respostas
Se você tem uma dúvida, perguntas ou novidades sobre esse assunto, clique aqui para se cadastrar (é rapidinho), volte e deixe nos Comentário abaixo: ⬇️
Só quem viaja muito aos Estados Unidos pode solicitar o Global Entry?
Não. Apesar de ser conhecido como um programa para “viajantes frequentes de baixo risco”, isso não é critério de elegibilidade. Então, viajar pouco para os EUA não será considerado para aprovação ou negação do seu pedido. Essa informação consta do Estatuto Federal 8 CFR § 235.12(k) que regula o Programa Global Entry e diz:
(b) Critérios de elegibilidade do programa
—(1) Indivíduos elegíveis.Os seguintes indivíduos, que possuam um passaporte válido e legível por máquina, um Cartão de Residente Permanente Legal dos EUA válido e legível por máquina (Formulário I-551) ou outro documento de viagem apropriado conforme determinado pelo CBP , podem se inscrever para participar do Global Entry:
(i) cidadãos dos EUA, nacionais dos EUA e residentes permanentes legais dos EUA na ausência de qualquer um dos fatores desqualificantes descritos no parágrafo (b)(2) desta seção.
(ii) Certos estrangeiros não imigrantes de países que firmaram acordos com o CBP sobre programas internacionais de viajantes confiáveis, sem nenhum dos fatores de desqualificação descritos no parágrafo (b)(2) desta seção, (…).
Meu pedido do Global Entry foi negado, o que fazer?
Você teve seu pedido negado? Em seguida vem a seguinte dúvida, por quê? Agora que você leu a Carta do CBP que nada diz você pensa: fazer um novo pedido ou recorrer? Isso é uma questão complexa. Por isso, fizemos um artigo sobre o assunto. Clique aqui para ler.
Minha aplicação está há mais de um ano no estado “aguardando aprovação condicional“. Como resolvo isso?
*Pergunta enviada pelo leitor Márcio 23.
Você pode fazer contato diretamente com o CBP. Perguntar o que está acontecendo a sua aplicação. Para isso vá em Contact Center e role a pagina até “Submit a Complaint”
Em seguida preencha o formulário. O pedido deve ser feito em inglês. Muito provável você receberá um e-mail automático relacionado a sua questão. Nesse mesmo e-mail, responda-o reafirmando seu problema. Um funcionário do CBP responderá com mais detalhes sobre sua questão.
Posso solicitar uma entrevista em português no aeroporto para finalizar a aplicação do Global Entry?
*Pergunta enviada pelo leitor viajantenit01
A disponibilidade de entrevistas para o Global Entry em português é uma questão que ainda gera dúvidas. O CBP (Customs and Border Protection) oferece informações divergentes sobre o assunto.
Em seu site oficial, a agência informa que, dependendo da disponibilidade no dia da entrevista, um tradutor ou agente bilíngue pode ser designado para auxiliar candidatos que não dominam o inglês. No entanto, em resposta a um questionamento do gmapas.com por e-mail, o CBP afirmou que as entrevistas são realizadas exclusivamente em inglês.
Diante dessa divergência, recomenda-se que os candidatos adotem as seguintes estratégias:
1 – Ao agendar a entrevista: Verifique diretamente com o local escolhido se há a possibilidade de realizar a entrevista em português ou se algum serviço de tradução está disponível.
2 – Ao chegar em um aeroporto com um Enrollment Center: Procure se há um serviço de tradução específico para entrevistas de finalização do Global Entry.
É importante ressaltar que a disponibilidade de tradutores pode variar de acordo com o local e a data da entrevista.
Pingback: Fui reprovado para o Global Entry, o que fazer? - gmapas.com
Pingback: Boa notícia! Global Entry está aprovando - gmapas.com
Fui aprovado agora em janeiro. Sabe quanto tempo demora para receber o cartão?
Olá, Fran!
O cartão físico do Global Entry é enviado apenas para cidadãos norte-americanos com endereço nos EUA. A exceção, cidadãos mexicanos. Outros cidadãos não recebem o cartão.
Boa notícia: para usar o Global Entry, basta ter seu passaporte vinculado à sua conta no Trusted Traveler Programs.
Saiba mais em: https://www.cbp.gov/travel/trusted-traveler-programs/global-entry/card
Sara,
Olá, Fran
O cartão Global Entry só é enviado para cidadãos americanos que tem um endereço de correspondência nos Estados Unidos.
Lembre-se, não é necessário o cartão. Somente com o passaporte você poderá utilizar os quiosques do Global Entry e as linhas exclusivas do TSA-Pre Check.
Alguns aeroportos nos EUA já há máquinas do Global Entry que nem pedem o passaporte. Ao parar em frente a máquina ela faz uma leitura facial e já emite seu “recibo” para ser mostrado ao agente da imigração. É muito rápido.