Polêmica: Google Mapas mudará nome do Golfo do Mexico

Google mudará nome do Golfo do Mexico para Golfo da América

Google Mapas nos EUA adotará novas denominações oficiais para o Golfo do México e Monte Denali

Direto ao Ponto

> > > Entendendo as mudanças

Alterações de nomes na ferramenta

Em uma recente atualização, o Google anunciou no X que o Google Mapas nos Estados Unidos passará a exibir os novos nomes oficiais para o Golfo do México e o Monte Denali, seguindo a ordem executiva do presidente Trump. A partir de agora, os usuários norte-americanos verão, respectivamente, “Golfo da América” e “Monte McKinley” na plataforma.

Google Mapas informa que irá alterar o nome de Golfo do Mexico para Golfo da América em suas plataformas
Crédito: Captura de tela parcial do X, conta “News from Google”

A mudança, que entrará em vigor após a atualização do Sistema de Informação de Nomes Geográficos (GNIS), reflete a prática do Google de alinhar a nomenclatura de seus mapas com as fontes oficiais do governo. A empresa esclarece que, em casos de divergência entre países, o Google Mapas apresenta o nome local oficial para os usuários daquele país, exibindo ambos os nomes para usuários em outras regiões.

Entendendo as mudanças

No primeiro dia de seu mandato, o presidente Trump assinou uma série de decretos, entre eles a renomeação do Golfo do México para Golfo da América e a mudança do nome do Monte Denali de volta para Monte McKinley.

Monte Denali, a maior montanha da América do Norte, foi oficialmente renomeado como tal em 2015 pelo presidente Barack Obama, restaurando o nome original utilizado pelos povos indígenas do Alasca e amplamente utilizado pela população local. No entanto, a recente ordem executiva reverteu essa decisão, retornando ao nome de Monte McKinley.

Impacto e próximos passos

O Departamento do Interior dos Estados Unidos confirmou que está trabalhando ativamente para atualizar o GNIS, garantindo a implementação imediata das novas denominações em todas as plataformas federais

México apresenta queixa sobre mudança no Google Maps.

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, disse que seu governo apresentará uma queixa ao Google após a gigante da tecnologia afirmar que mudará o nome do “Golfo do México” para “Golfo da América” para usuários dos EUA de seu serviço de mapas. Ela acrescentou que será solicitado a renomeação da América do Norte como América Mexicana.

Perguntas e Respostas

Se você tem uma dúvida, deixe nos Comentários.

Deixe um comentário

Rolar para cima