Goderich: Descubra essa jóia escondida do Canadá

Montagem sobre Goderich Ontario Canada

Não há nada igual ao pôr do sol no Lago Huron, e Goderich ostenta o melhor! A cidade está localizada a apenas 2,5 horas a oeste de Toronto. Há muito para ver e fazer nesta cidade arquitetonicamente rica, que fica nos penhascos com vista para o Lago Huron.

Direto ao Ponto

> > > Tamanho e População
> > > Atrações Turísticas
> > > Curiosidades e Lendas
> > > Onde está e como chegar a Goderich?
> > > Mapa informativo

Crédito: gmapas.com – Goderich
História de Goderich

Conhecida como a “Cidade Mais Bonita do Canadá”, possui uma história rica e fascinante.

A cidade de Goderich surgiu como um resultado indireto da guerra de 1812 entre os Estados Unidos e a Coroa Britânica.

Durante a guerra, os colonos nas proximidades dos lagos Ontário e Erie sofreram muitas perdas, tanto por conta dos soldados alojados em suas terras quanto dos invasores.

Em uma tentativa de recompensá-los, John Galt e um grupo de investidores na Inglaterra formaram a Canada Company.

O governo britânico concedeu à empresa 1.100.000 acres da terra que havia adquirido recentemente da Primeira Nação Chippewa. O plano previa que a terra fosse vendida aos colonos e parte dos lucros utilizados para liquidar as reivindicações da guerra de 1812.

As terras da empresa formavam um triângulo cujo limite norte ia de Guelph até um ponto no Lago Huron, treze quilômetros ao norte de Goderich. Seu limite sul era aproximadamente uma linha de Guelph a Kettle Point.

Galt recrutou seu amigo Dr. William (Tiger) Dunlop; John MacDonald, um engenheiro; Mahlon Burwell, um agrimensor; e um grupo de cerca de 15 lenhadores para abrir uma trilha através da mata até a foz do Rio Maitland (ou, como era conhecido na época, Menesetung ou Red).

A proposta de localização da cidade já era conhecida a partir de pesquisas costeiras do Lago Huron preparadas em 1824 pelo Capitão Bayfield. O grupo de Galt chegou em 27 de maio de 1827.

Os pioneiros derrubaram árvores e ergueram uma cabana de madeira no que hoje é o Harbour Park. Dunlop a chamou de “seu castelo”. John Galt chegou em 29 de junho de navio de Penetanguishene, data inclusive celebrada como o dia do fundador.

Venham viver em Goderich, convite aos colonos.

John Galt projetou o plano da cidade. Cartazes amplamente distribuídos nas Ilhas Britânicas apelavam aos pobres que sofriam com a profunda depressão que se seguiu à Guerra Napoleônica. Eles prometiam emprego e terra a 10 xelins por acre. Tiger Dunlop escreveu artigos brilhantes para revistas, exaltando as oportunidades que aguardavam na nova terra. Porém, nem os pôsteres, nem os artigos, no entanto, mencionaram o clima ou as dificuldades de desmatar as vastas florestas.

Goderich tornaria-se a sede da distribuição de terras no extremo oeste pelo Huron Tract.

Fim da Era Galt

Em 1829, John Galt foi dispensado de seu posto como superintendente da Canada Company por incompetência e substituído pelo comissário Thomas Mercer Jones. Jones operou de York (Toronto) pelos primeiros dez anos. Lá, ele se casou com a filha do bispo Strachan. Em 1839, construíram uma casa para ele no topo da ladeira íngreme que levava ao Porto de Goderich. A área ao redor da casa era conhecida como Canada Company Reserve.

Os nomes das ruas e a arquitetura na parte mais antiga da cidade são indicativos da era pós-napoleônica: Wellington, Waterloo, Nelson, etc., com a maioria das primeiras casas em estilo georgiano.

Nelson St in Goderich, Ontario, Canada.
Crédito: gmapas.com – Nelson St.

A cidade recebeu o nome em homenagem a Frederick John Robinson, 1º Conde de Ripon, que passou a ser chamado de Visconde de Goderich (Lord Goderich) no período que se tornou o Primeiro-Ministro do Reino Unido.

Tamanho e População

De acordo com o Censo de 2021, Goderich tinha uma população de aproximadamente 7.758 pessoas e cobria uma área de 8.64 quilômetros quadrados. A densidade populacional da cidade é de cerca de 896,1 habitantes por quilômetro quadrado. Portanto, apesar de seu pequeno tamanho, Goderich tem uma comunidade unida e acolhedora que se orgulha de sua herança e qualidade de vida.

Atrações Turísticas

Goderich é um paraíso para turistas que buscam relaxamento e aventura:

Huron Historic Gaol: Esta prisão octogonal, construída em 1841, proporciona uma visão única do passado. Os visitantes podem explorar as celas e aprender sobre os prisioneiros que já viveram lá.

Huron Historic Goal in Goderich, Ontario, Canada
Crédito: gmapas.com – Huron Historic Goal

Main Beach: A primeira praia quando você desce para o Goderich Waterfront é a Main Beach, uma praia de areia perfeita para famílias. Daqui há uma vista única dos navios chegando ao Porto de Goderich. As comodidades incluem, banheiros e equipamentos de recreação.

Acessibilidade. A Main Beach no verão é equipada com uma cadeira de rodas flutuante para uso do público. Mais informações, clique aqui.

St. Christopher’s Beach: A segunda praia, St. Christopher’s, fica em uma área sombreada no centro do Goderich Waterfront. As comodidades incluem pavilhões, banheiros e equipamentos de recreação. A St. Christopher’s Beach, das três prais do Waterfront é a única liberada para passear com cães.

St. Christopher's Beach, Goderich, Ontario, Canada. Praia liberado para cães.
Crédito: gmapas.com – Área para passear com cachorros

Cove Beach: É praia mais nova, Rotary Cove, fica no final da Cove Road. É arenosa e rasa, popular entre as famílias locais. As comodidades incluem, banheiros, equipamentos de ginástica e equipamentos de recreação.

O horário de funcionamento é das 6h às 23h. Veículos recreativos e trailers de qualquer tipo são proibidos. Conhecida por suas águas cristalinas e areias macias, Cove Beach é perfeita para um dia relaxante à beira do lago.

Farol de Goderich: Construído em 1847, este farol é a mais antiga estação de luz costeira canadense na costa do Lago Huron. Oferece vistas deslumbrantes do lago e das áreas circundantes.

Goderich Lighthouse
Crédito: gmapas.com – Farol de Goderich (Goderich Lighthouse)

Parque Provincial Point Farms: Ideal para amantes da natureza, este parque oferece inúmeras trilhas para caminhadas e oportunidades de observação da vida selvagem.

Courthouse Square: Uma joia arquitetônica, esta praça central é lindamente paisagística e serve como centro para diversos eventos comunitários e feiras.

Courthouse Square in Goderich, Ontario, Canada
Courthouse Square, Goderich, Ontario, Canada
Crédito: gmapas.com – Courthouse Square

Ponte Menesetung: Um caminho bem conservado, ótimo para caminhar e apreciar as vistas cênicas de Goderich.

A Ponte Menesetung, um ícone da engenharia ferroviária canadense, cruza o Rio Maitland, próximo à sua foz no Lago Huron, conectando Goderich ao município de Ashfield-Colborne-Wawanosh.

Construída entre 1906 e 1907, essa imponente estrutura de aço e madeira, com seus sete vãos de 32 metros de comprimento cada, era a ponte mais longa de Ontário na época.

Um elo vital para o desenvolvimento de Goderich: Localizada estrategicamente na área portuária da cidade, a Ponte Menesetung desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento de Goderich como um próspero centro portuário. A linha ferroviária Guelph-Goderich da Canadian Pacific Railway (CPR), que cruzava a ponte, atraiu um grande volume de negócios e passageiros para a cidade, impulsionando seu crescimento econômico e comercial.

Superando desafios e construindo um legado: A construção da ponte, iniciada por Pigott Construction Company enfrentou diversos desafios, incluindo disputas com a concorrente Grand Trunk Railway (GTR). Após várias interrupções, a Ponte Menesetung foi finalmente inaugurada em 19 de setembro de 1907. Por mais de 80 anos, ela serviu como um elo vital entre Goderich e o restante do país.

Um tesouro preservado para as futuras gerações: Em 1988, o último trem da CPR cruzou a ponte, marcando o fim de uma era. No entanto, graças aos esforços da comunidade local, que se mobilizou para salvar a ponte da demolição na década de 1990, essa magnífica estrutura foi preservada e transformada em uma ponte para pedestres, fazendo parte da Trilha Maitland.

Um exemplo de arquitetura ferroviária canadense: A Ponte Menesetung é um belo exemplo da arquitetura ferroviária típica da Canadian Pacific Railway. Seus sete vãos, sustentados por 2 pilares e 6 vigas de concreto que se elevam cerca de 60 metros do Rio Maitland, criam uma paisagem imponente e memorável.

Um destino turístico imperdível: Hoje, a Ponte Menesetung é um dos principais pontos turísticos de Goderich. Sua rica história, aliada à sua beleza arquitetônica, atrai visitantes de todos os lugares. Ao caminhar sobre a ponte, é possível apreciar a vista panorâmica do Rio Maitland e do Lago Huron, além de imaginar a intensa atividade ferroviária que outrora ocorria nesse local.

Crédito: gmapas.com – Menesetung Bridge

Museu do Condado de Huron: Este museu está repleto de artefatos e exposições que mostram a rica história da região.

Construída em 1841, essa edificação única serviu como prisão do condado por mais de um século. Na época, era considerada um modelo de arquitetura penitenciária.

A cadeia abrigou desde pequenos criminosos até condenados por crimes capitais. Três homens foram enforcados aqui. Além disso, o prédio também funcionou como abrigo para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Acessibilidade: O local não é acessível para cadeirantes.

Crédito: gmapas.com – Huron Historic Gaol
Curiosidades e Lendas

Descubra a beleza de Goderich em qualquer época do ano! Mesmo nos dias mais frios, a orla de Goderich, na costa oeste de Ontário, oferece vistas deslumbrantes e diversas opções de lazer. Com suas três praias paradisíacas, Goderich é o destino perfeito para quem busca relaxar e aproveitar a natureza.

Goderich é bem conhecida por seu centro distinto, um núcleo octogonal conhecido como The Square. No centro está a Courthouse Square — uma joia da arquitetura do patrimônio canadense.

A Courthouse Square conta com um mercado semanal de produtores rurais (da primavera ao outono), shows ao ar livre do verão ao outono, lojas especializadas e excelentes restaurantes e cafés.

Da Courthouse Square, é só uma curta caminhada pela West Street, um distrito designado como patrimônio histórico, até a linda orla do lago.

Explore o calçadão e desfrute de diversas comodidades: Caminhe ou pedale pelos 1,5 km do calçadão e admire a beleza da costa. Com áreas de piquenique, playgrounds e banheiros públicos, o calçadão é ideal para um dia em família ou com amigos.

Saboreie a culinária local: Entre o final da primavera e o início do outono, aproveite as delícias do The Beach Hut e do The Cove. Para uma experiência gastronômica mais completa, visite o histórico Beach Street Station, um restaurante com um menu variado de pratos e bebidas locais.

Beach Street Station: Foi uma estação de trem da Canadian Pacific Railway no Porto de Goderich. Foi construída em 1907 no terminal da Ferrovia Guelph & Goderich. A CPR encerrou o serviço de transporte de passageiros para Goderich em 1956 e o serviço de carga foi extinto em 1988. Os 130km de trilhos foram removidas nos anos seguintes.

Oito das estações originais na Linha Guelph-Goderich permaneceram e destas, poucas estão em seus locais originais.

Em 2013, após três meses de preparação, a estação, agora uma propriedade privada, um prédio de 400 toneladas, foi erguida como um brinquedo e movida de local numa operação que durou três dias. O prédio da estação foi estabelecido com segurança em seu local atual. Em seguida a restauração começou e as obras foram concluídos em 26 de junho de 2015. Hoje a estação é o Restaurante Beach Street Station.

Contemple os mais belos pores do sol: Graças à sua posição voltada para o oeste, a praia principal de Goderich é um lugar ideal para ver o pôr do sol sobre o Lago Huron.

As praias de Goderich são famosas por seus pores do sol espetaculares. Para uma vista panorâmica, suba até um dos 13 parques de mirantes localizados no topo do penhasco.

Crédito : J. Stefani – Pôr do Sol em Goderich sem filtro.

Acessibilidade para todos: As praias são facilmente acessíveis por estrada, a pé ou de bicicleta. Além disso, escadas ligam os parques Lighthouse Park, Sunset Park e Rotary Cove à praia, permitindo que você aprecie a vista do topo e da praia.

O que torna Goderich verdadeiramente especial são fatos e características intrigantes:

Layout Único: O centro de Goderich está distribuído em um octógono, um design raro e distinto que o torna ao mesmo tempo bonito e desorientador.

Minas de Sal: A cidade possui algumas das maiores minas de sal do mundo, localizadas sob o Lago Huron. Essas minas são uma parte crucial da economia da cidade há mais de um século.

Cidade Mais Bonita: Goderich ganhou o título de “Cidade Mais Bonita do Canadá” e é conhecida por sua beleza cênica e encantador centro da cidade.

Tour Interativo da Prisão: A Huron Historic Gaol oferece um tour interativo onde voluntários se vestem com trajes da época e agem como se estivessem vivendo no século 19. Esta experiência singular proporciona aos visitantes uma visão fascinante da história da cidade.

Elogio das Rainha: Um dos maiores mistérios de Goderich é a lenda que a associa a uma das rainhas mais famosas da história. Diz-se que a Rainha Elizabeth II ou a Rainha Vitória, teriam proclamado a cidade como a “mais bonita do Canadá”. A narrativa, embora charmosa, não passa de um conto, pois nenhuma das duas monarcas pisou em Goderich. A falta de evidências históricas apenas alimenta o mistério e o encanto dessa lenda.

Onde está e como chegar a Goderich?

Goderich está localizado no charmoso litoral da Costa do Lago Huron, em Ontario, Canadá. Se você está planejando visitar Goderich a partir de Toronto ou London, Ontario, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a chegar lá.

De Toronto para Goderich: A distância entre Toronto e Goderich é de aproximadamente 280 km, e a viagem pode levar cerca de 3 horas, dependendo do tráfego. Aqui estão algumas opções para chegar a Goderich a partir de Toronto:

1. De carro: A maneira mais fácil de chegar a Goderich a partir de Toronto é de carro. Pegue a Highway 401 oeste e, em seguida, a Highway 8 oeste em direção a Goderich. A viagem é relativamente direta e pode ser feita em cerca de 3 horas.

2. Ônibus e Trem: Fazer uma viagem de Toronto para Goderich utilizando transporte público exige um pouco mais de planejamento, mas é totalmente possível! Embora não haja uma linha direta entre as duas cidades, é possível conectar-se através de diferentes meios de transporte.

O trajeto em detalhes:

1. Toronto a London:

– Trem: Comece sua jornada na Union Station, embarcando em um trem da Via Rail com destino a London. Consulte os horários e preços atualizados no site oficial da Via Rail.

2. London a Goderich:

– Ônibus: Da Estação de Trem Via Rail London. Ao chegar à estação de trem em London, saia pela York Street. Em frente há um estacionamento, atravesse-o até a King Street. Lá, vire a esquerda e você encontrará o ponto de ônibus #1086. Espere o ônibus 20.

– Rota 20 e 2: Embarque no ônibus 20 e desça na parada Fanshawe College. Em seguida, pegue o ônibus Route 2 com destino a Grand Bend via South Huron.

– Grand Bend a Goderich: Permaneça no ônibus, pois a partir de Grand Bend, ele se torna o Route 3 com destino final a Goderich, fazendo parada no Walmart local.

Dicas importantes

Horários: Os horários dos ônibus podem variar, especialmente no inverno. Consulte sempre o site oficial da Huron Shores Area Transit para obter as informações mais atualizadas.

Flexibilidade: Se você não possui um veículo próprio, explorar a região de London e suas charmosas cidades vizinhas, como Goderich, Bayfield, Grand Bend e Sarnia, fazendo um “bate e volta” de ônibus pode ser uma ótima opção.

Planejamento: Devido à limitada frequência dos ônibus, especialmente no inverno, planeje sua viagem com antecedência e considere os horários de retorno.

Encerrado: A empresa Greyhound não ofereçe mais serviço a Goderich, a rota foi extinta.

Mapa informativo

Use dois dedos para movimentar, ampliar e diminuir o zoom do mapa

Perguntas e Respostas

Se você tem uma dúvida, deixe nos Comentários.

Deixe um comentário

Rolar para cima