A equipe do site GMBapi realizou um extenso levantamento sobre os motivos e métodos pelos quais o Google remove avaliações dos Perfis de Empresas no Google Meu Negócio.
Direto ao Ponto
> > > Aqui estão alguns gráficos do estudo
Dados e algumas conclusões do estudo
Eles analisaram quase 5 milhões de avaliações em 78 países e mais de 19.000 locais. Até o momento, esse é o maior estudo sobre o tema.
Aqui estão algumas conclusões do estudo:
– Avaliações com classificações mais altas têm maior probabilidade de serem removidas.
– Avaliações sem respostas têm maior probabilidade de serem removidas.
– Google remove mais avaliações às quartas e sextas-feiras.
As descobertas sobre os motivos e métodos de remoção de avaliações de empresas locais na Pesquisa Google e no Google Maps incluem:
Atividade inautêntica: Avaliações sinalizadas como falsas ou promocionais, especialmente classificações de 5 estrelas, são mais propensas a serem removidas.
Detecção baseada em palavras-chave: Certos termos repetitivos ou genéricos podem contribuir para que as avaliações sejam sinalizadas e resultem em exclusões.
Conteúdo e tom: Classificações extremas, como avaliações excessivamente positivas de 5 estrelas ou negativas de 1 estrela, são examinadas mais detalhadamente, devido ao seu grande impacto na reputação de uma empresa.
Fatores de engajamento: Avaliações sem respostas ou de usuários considerados suspeitos têm maior probabilidade de exclusão. Recursos centrados no avaliador provam ser mais eficazes do que recursos de texto na identificação de avaliações falsas.
Aplicação de políticas: Avaliações relacionadas a tópicos delicados, como opiniões de funcionários, também podem estar sujeitas à moderação para garantir imparcialidade.
Aqui estão alguns gráficos do estudo

Uma parcela considerável de avaliações positivas, mas sem resposta, é removida dos resultados de pesquisa. Essa constatação sugere que o algoritmo do Google pode estar identificando avaliações não autênticas ou incentivadas.

A ausência de resposta pode ser um fator determinante para a remoção de avaliações. De fato, 73,7% das avaliações excluídas não receberam resposta das empresas, enquanto apenas 26,3% tiveram algum tipo de retorno.
Nossa dica: Responda a todas as suas avaliações, mesmo as positivas! A interação com os clientes demonstra cuidado e valoriza a opinião deles.

Avaliações com notas mais altas não estão imunes à exclusão. De forma surpreendente, 69,5% das avaliações removidas eram de 5 estrelas, seguidas por 14% de avaliações de 4 estrelas.

A distribuição das exclusões ao longo da semana também apresenta um padrão interessante. O estudo observou um pico de remoções nas quartas e sextas-feiras, enquanto os domingos registraram a menor atividade.
*Os gráficos apresentados são uma gentileza do site GMBapi onde o estudo completo pode ser lido.
Perguntas e Respostas
Se você tem uma dúvida, perguntas ou novidades sobre esse assunto, clique aqui para se cadastrar (é rapidinho), volte e deixe nos Comentário abaixo: ⬇️