Reino Unido suspende o ETA para passageiros em trânsito

Reino Unido suspensde temporariamente o ETA para conexões.

A Autorização Eletrônica de Viagem (ETA) para o Reino Unido, que abrange Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, não é mais obrigatória para passageiros que estiverem apenas em conexão no país. Essa medida não afeta outros tipos de viajantes.

Direto ao Ponto

> > > Atenção, viajantes! A exigência do ETA permanece. Veja as Regras de Conexões
> > > Dificuldade em obter informações

Suspensão do ETA para conexões

A partir de 8 de janeiro de 2025, o Reino Unido passou a exigir uma Autorização Eletrônica de Viagem (ETA) de todos os viajantes brasileiros como publicamos aqui. Essa nova regra, que abrange Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, visa fortalecer o controle migratório do país.

Inicialmente, a exigência da ETA se estendia até mesmo a passageiros em conexão aérea no Reino Unido. No entanto, devido à forte repercussão negativa entre passageiros e companhias aéreas, o governo britânico decidiu suspender temporariamente essa obrigatoriedade para conexões aéreas.

Em um anúncio oficial publicado hoje – 16 de janeiro de 2025 – , as autoridades britânicas informaram que, por enquanto, não será necessário solicitar o ETA para realizar conexões aéreas no país.

Se extrai da nota do governo britânico que essa decisão foi tomada após numerosas reclamações de que a exigência do ETA para conexões poderia desestimular os viajantes a utilizar os aeroportos britânicos, prejudicando o setor turístico e afetando as companhias aéreas.

As empresas temiam que a obrigatoriedade do ETA para conexões afastasse os viajantes dos aeroportos britânicos, levando-os a optar por outras rotas e companhias aéreas para suas conexões internacionais, principalmente para outros países europeus.

Todas as viagens de brasileiros com destino ao Reino Unido (Inglaterra, Gales, Escócia ou Irlanda do Norte) necessitam do ETA.

Entenda a regra das conexões:

Se você realizar uma conexão no Reino Unido sem passar pela imigração e permanecer apenas dentro do terminal de Conexões Internacional, não precisará do ETA, segundo informações do Consulado Britânico em São Paulo para gmapas.com.

Tenha atenção, apenas Londres e Manchester possuem aeroportos com terminais de conexão internacional.

Para ser isento do ETA em conexões, é preciso ter um bilhete aéreo confirmado para um voo com destino a outro país no mesmo dia.

“Cidadãos brasileiros em trânsito por Londres (LHR) ou Manchester (MAN) com passagem de ida confirmada para um voo para um terceiro país no mesmo dia do calendário podem transitar sem ETA. Eles devem permanecer na área de trânsito internacional do aeroporto e ter os documentos necessários para o próximo destino.”, afirma o Consulado Britânico no Brasil.

Nationals of Brazil transiting through London (LHR) orManchester (MAN) with a confirmed onward ticket for aflight to a third country on the same calendar day cantransit without an ETA. They must stay in the internationaltransit area of the airport and have documents requiredfor the next destination.

ETA para o Reino Unido está suspenso, mas só para passageiros em trânsito.

A isenção temporária do ETA não é válida se sua conexão for entre aeroportos diferentes ou para conexões domésticas. Se você passar pela imigração, o ETA será obrigatório.

Companhias aéreas como a British Airways, maior fornecedora de voos para o Reino Unido não fornecem informações detalhadas sobre o ETA.

Em contato com o SAC a orientação é consultar diretamente a representação oficial do governo britânico no Brasil.

Dúvidas frequentes, como a possibilidade de embarque sem ETA e a necessidade de apresentar o e-mail de confirmação, permaneceram sem respostas. A companhia aérea indicou que não pode formecer essas informações e que a situação de cada passageiro é avaliada caso a caso no momento do check-in.

Essa falta de clareza gera incerteza e transtornos aos viajantes.

Perguntas e Respostas

Se você tem uma dúvida, clique aqui, faça seu cadastro (é rapidinho) e deixe suas dúvidas nos Comentários.

2 comentários em “Reino Unido suspende o ETA para passageiros em trânsito”

  1. Que confusão.
    Eu tenho um vôo que vai sair de Portugal e vou descer em Gatwick. De lá vou para Heathrow e pegar um vôo para o Brasil. Será que vou precisar desse eta? pois eu já passei pela Inglaterra.

    1. João,

      Se você é brasileiro, mesmo que tenha passado anteriormente pelo Reino Unido sem ETA, para esse tipo de conexão, sim, você precisará da autorização. O ETA é obrigatório para brasileiros desde 08/01/25.

      Se você tem dupla nacionalidade, verifique os requisitos da outra nacionalidade.

      A isenção do ETA em conexões, como descrito acima, só é válida se você não passar pela imigração e ficar no Terminal Internacional de Trânsito do aeroporto em que você chegou, com destino a um terceiro país.

      No seu caso, você chegará em um aeroporto, passará pela imigração, pegará suas malas despachadas, se houver, buscará um transporte e irá para outro aeroporto, fará o check-in, passará pela segurança novamente… Nesse caso, o ETA é obrigatório.

      Espero ter ajudado.
      😃

Deixe um comentário

Rolar para cima