Polígonos IBGE (KML/KMZ) de Municípios e Estados do Brasil

Arquivos KML e KMZ do IBGE

Usuários podem baixar os arquivos de polígonos dos municípios e estados do Brasil, nos formatos KML e KMZ, diretamente do site, que se baseiam nos dados do IBGE. Além disso, os arquivos são para fins unicamente pessoais, educacionais ou qualquer outro projeto não comercial. É vedado o uso comercial ou para fins lucrativos, diretos e indiretos. No entanto, ao utilizar algum arquivo em um projeto web, menciona gentilmente a fonte: gmapas.com.

A seguir, uma informação importante:

Primeiramente, é necessário saber que a geração desses arquivos ocorreu no ano de 2012 e a atualização se deu em 2013. Consequentemente, os polígonos de municípios poderão estar desatualizados se, no período da confecção e atualização dos arquivos até a data atual, houve a criação ou supressão de um novo município.

Em contrapartida, com relação ao arquivo Polígonos de Estados do Brasil, ele continua válido até esta data, visto que não ocorreu a criação ou supressão de algum ente federativo. Observa-se que muitos arquivos KML e KMZ, devido ao grande número de vetores, não funcionam na versão web do Google Earth, mas funcionam somente no software para computador.

Polígonos de Estados e Municípios em KML e KMZ Disponíveis

Abaixo, está a lista de arquivos KML e KMZ de polígonos geográficos dos estados e municípios baseados no IBGE. Para começar, clique no link correspondente abaixo para acessar a página de repositório do arquivo desejado. Em seguida, escolha clique no link que leva para a página de download do arquivo.

Em suma, a plataforma utilizou os dados da base do IBGE para estabelecer os limites geográficos das cidades, na época de geração desses arquivos de polígonos de Estados e Municípios. Por fim, o usuário pode utilizar o campo “pesquisar” no topo da página para encontrar um arquivo. Se houver dificuldade de acesso a qualquer arquivo, por favor, deixa um comentário no campo do arquivo correspondente. É importante ter em mente que existe uma limitação diária na quantidade de vezes e arquivos que um mesmo usuário pode baixar.

O que é um arquivo KML

Apesar de muito ligado e difundido pelo Google Earth, o KML é um padrão internacional que o Open Geospace Consortium, Inc. (OGC) mantém. Este formato de arquivo usa-se para exibir dados geográficos em plataformas como Google Earth. É possível criar arquivos KML para indicar locais, adicionar superposições de imagem e expor dados complexos de novas maneiras.

O que é um arquivo KMZ

Os arquivos KMZ são muito semelhantes aos arquivos ZIP. Eles permitem que o usuário crie um pacote com vários arquivos, compactando o conteúdo para tornar o download mais rápido.

O formato de arquivo KMZ foi criado pela empresa Keyhole, Inc., que o desenvolveu como uma versão compactada do formato KML.

O KML (Keyhole Markup Language) surgiu como uma linguagem baseada em XML para representar dados geográficos em softwares de visualização como o Google Earth. A empresa Keyhole, Inc. desenvolveu o KML originalmente para seu programa Keyhole Earth Viewer, que mais tarde foi adquirido pelo Google em 2004. Após essa aquisição, o KML passou a ser amplamente utilizado no Google Earth e outros aplicativos de mapeamento.

O KMZ é simplesmente uma versão compactada (zipped) de um arquivo KML, podendo incluir imagens, ícones e outros recursos adicionais. Essa compactação facilita o compartilhamento e a organização dos dados geoespaciais em um único pacote

Polígonos de estados e municípios em KML e KMZ disponíveis

Segue a lista de arquivos KML e KMZ de polígonos geográficos dos municípios baseados nos dados do IBGE.

ATENÇÃO: Essa seção está em construção, então muitos arquivos ainda não estão disponíveis, mas não desista. Visite o site novamente pois aos poucos estamos enviando os arquivos.

Esse é o formato da visualização de um arquivo no Google Earth. Você pode carregar um ou mais arquivos para visualizar. E pode fazer a visualização simultânea de todos os arquivos ou do arquivo que desejar.

Crédito: gmapas.com

Rolar para cima