Publicação atualizada em 21 de novembro de 2025 por Gil Mapas
O Egito lança a fase de testes de um sistema digital de visto. Esta medida visa agilizar a entrada de turistas e modernizar a experiência nos aeroportos do país.
Direto ao Ponto
Anúncio do Ministério do Turismo Egípcio
Consequentemente, o Ministro do Turismo e Antiguidades, Sherif Fathy, se reuniu com altos funcionários para analisar o progresso do novo sistema. O ministro enfatizou a necessidade de acelerar os trabalhos, afirmando que esta medida é essencial para tornar a experiência nos aeroportos mais agradável e fluida. Dessa forma, o projeto apoia os esforços do Estado para aprimorar o turismo no Egito.
Fundamentalmente, o projeto implementará um sistema digital baseado em código QR. Portanto, os viajantes poderão obter o visto diretamente na chegada, após o pagamento das taxas por meio de um processo digital.
A reunião analisou o progresso nos componentes técnicos, processuais e de design. Além disso, os participantes discutiram os métodos para integrar o código QR aos diversos serviços envolvidos.
Ação conjunta para transformar a experiência do turista
Imediatamente, o programa piloto será lançado no Terminal 2 do Aeroporto Internacional do Cairo. Posteriormente, uma expansão gradual para outros aeroportos ocorrerá após a confirmação da confiabilidade do sistema.
Um dos principais tópicos debateu o cronograma de ativação e os procedimentos para interligar todas as partes interessadas. O objetivo é garantir que o sistema opere plenamente desde o início dos testes. Sherif Fathy enfatizou a necessidade de uma estreita coordenação entre as agências para uma implementação “eficiente e tranquila”.
Esta reunião ministerial segue uma sessão de trabalho presidida pelo Primeiro-Ministro egípcio Mostafa Madbouly. Na ocasião, o chefe de governo reuniu os ministros do Turismo, Comunicações, Finanças e Interior, bem como autoridades da aviação civil e empresas de tecnologia.
O primeiro-ministro iniciou a reunião destacando que a inauguração do Grande Museu Egípcio resultará em um fluxo excepcional de turistas. Portanto, uma modernização rápida e abrangente da infraestrutura fronteiriça se faz necessária.
Ele estabeleceu a meta de equipar todos os aeroportos egípcios até 2026 para permitir o uso generalizado do visto eletrônico e de emergência. De acordo com o porta-voz do governo, Mohamed El-Homsani, a reunião analisou o progresso na digitalização dos aeroportos.
Os participantes discutiram a capacidade do sistema de lidar com a demanda crescente e os mecanismos de coordenação entre os ministérios. Dessa forma, as medidas visam simplificar os procedimentos e reduzir os tempos de espera.
Finalmente, a reunião destacou o compromisso do Estado em modernizar a infraestrutura aeroportuária. O objetivo global é tornar as travessias de fronteira mais rápidas, confiáveis e em conformidade com os padrões internacionais.





















