Publicação atualizada em 28 de setembro de 2025 por Gil Mapas
Agora, usuários Android nos EUA editam fotos conversando com o aplicativo. Basta descrever a alteração desejada com voz ou texto para obter resultados instantâneos, simplificando totalmente a criação visual.
Direto ao Ponto
- Explore Sugestões Práticas para Edições Criativas
- O Ecossistema de IA do Google Fotos Impulsiona sua Criatividade
- Recurso em expansão
Como a Edição Conversacional Simplifica seu Fluxo de Trabalho
O Google Fotos, após seis meses de testes da qual participamos está revolucionando a forma como você aprimora suas imagens. Antes restrito aos aparelhos Pixel, a empresa está disponibilizando globalmente nos Estados Unidos o recurso para dispositivos Android elegáveis. Dessa forma, você elimina a complexidade de menus e controles deslizantes. Em vez disso, simplesmente aciona a opção “Ajude-me a editar” e descreve sua ideia. Consequentemente, a inteligência artificial com tecnologia Gemini processa seu comando e executa a edição automaticamente. Desse modo, você economiza tempo e esforço, focando apenas na sua criatividade.
Explore Sugestões Práticas para Edições Criativas
A ferramenta não apenas atende a comandos personalizados, mas também oferece sugestões inteligentes. Portanto, se você não souber por onde começar, pode pedir para “melhorar a foto” ou usar uma das sugestões pré-definidas. Além disso, a plataforma incentiva a experimentação com ideias originais. Por exemplo, você pode transportar uma alpaca de um zoológico para as praias de Waikiki, adicionando até uma bebida tropical. Dessa forma, a edição se torna uma experiência lúdica e extremamente poderosa.

O Ecossistema de IA do Google Fotos Impulsiona sua Criatividade
Esta nova funcionalidade se integra perfeitamente ao conjunto de ferramentas inteligentes já existentes. Anteriormente, a plataforma já oferecia gestos simples e sugestões de um toque. Agora, com a integração da IA conversacional, o aplicativo oferece um controle criativo sem precedentes. Assim, você combina todas essas tecnologias para dar vida à sua visão artística com uma facilidade impressionante. Por fim, o resultado é um processo de edição mais intuitivo, acessível e profundamente criativo para todos os usuários.
Recurso em expansão
Antes de começar, é importante destacar que, no momento, esse recurso não está disponível em todas as regiões, inclusive nos EUA há restrições de estados. No entanto, o Google promete gradualmente lançar o recurso “Perguntar ao Google Fotos” para mais usuários.
Para utilizar o recurso Perguntar ao Google Fotos, você precisa:
– Ter mais de 18 anos;
– Ser um usuário que atende aos requisitos e residir nos Estados Unidos;
– Definir o idioma da sua Conta do Google como Inglês (Estados Unidos);
– Ativar o agrupamento por reconhecimento facial;
– Ativar os locais aproximados.
O recurso ainda não está disponível no Brasil.





















